terça-feira, 25 de novembro de 2008

JS Odonto na mídia - Jornal Correio de Icaraí, outubro-novembro/2008

DENTISTA APROVEITA DIA COMEMORATIVO PARA ALERTAR SOBRE OS PERIGOS DAS DOENÇAS DA BOCA

Em 25/10, comemora-se o Dia do Dentista no Brasil e no mundo. Aqui, a data foi decretada em função da assinatura da Lei 9.311 em 1884, que regulamentou as primeiras faculdades brasileiras de Odontologia, no Rio de Janeiro e na Bahia. A santa protetora da categoria é Apolônia, cuja lenda conta que teria sido torturada e morta por volta de 450 d.C. com todos os dentes arrancados.

Entretanto, grande parte dos odontologistas reclama de desvalorização, alegando que a saúde bucal deixou de ser uma prioridade para a maioria da população e tornou-se apenas uma questão de correção estética.

Prova disso estaria na queda da freqüência nos consultórios dentários e na mudança de interesse dos pacientes pelo serviço. Um dos profissionais que acredita nisso é Jorcelino dos Santos, diretor da JS Odonto e membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Entretanto, ele revela dados interessantes de como as doenças da boca podem desequilibrar todo o organismo.

"As toxinas liberadas pelas bactérias de uma boca infeccionada são distribuídas pelo sangue para todo o corpo e podem despertar ou agravar quadros de diabetes e derrame, entre outros estados sistêmicos, além de contribuírem para partos prematuros", conta o dentista niteroiense, que defende a presença de profissionais da sua área dentro de UTIs, tendo em vista a comprovação da relação direta entre as doenças dentário-gengivaise as enfermidades sistêmicas.

Portanto, Dr. Jorcelino dá a dica: investigue e trate o surgimento e a permanência de mau hálito, feridas ou inchaço gengival, além é claro das cáries e dos tártaros, para o bem de todo o seu organismo.


Nenhum comentário: